quarta-feira, 13 de julho de 2011

Uma ideia... uma aula?

Pensei em fazer esta aula...
Aquando a apliquei percebi que os alunos gostaram, mas não consegui fazer tudo em apenas uma aula, foi quase um mês de trabalho. Uma experiência enriquecedora!





Proposta artística contemporânea
Utilização de materiais não convencionais para a construção de uma obra de arte.

Motivos da escolha desta proposta
- Fazer com que os alunos percebam que a arte instituída não é apenas a clássica, que encontramos em museus ou instalações;
- Mostrar que uma obra de arte pode ser feita em quaisquer lugares e com os mais variados materiais;
- Contextualizar a arte com a realidade e com o cotidiano;
- Proporcionar um momento de reflexão sobre a arte e de criação artística.

Desenvolvimento da proposta
- Observação do documentário “Lixo extraordinário” que fala sobre a experiência do artista plástico Vick Muniz.
- Análise estética da capa do DVD, que apresenta uma releitura da obra “Morte de Marat”, incluindo a questão da obra ser feita com materiais encontrado em lixões.
- Pesquisa sobre as obras de Muniz.
- Coleta de materiais recicláveis que posam transformar-se em arte.
- Confecção de uma releitura coletiva da obra escolhida pela turma – pode ser algo que já tenha sido estudado pelos alunos.
- Organização de exposição sobre a obra produzida pelos alunos.

O que o aluno irá aprender
“A arte se pode descrever como conhecimento, mas é conhecimento de gênero peculiar e específico. A arte é conhecimento, ou seja, ela propicia ao sujeito apropriar-se esteticamente de um objeto, dar significado a ele.”
Este trecho, retirado do livro “Desenho e construção de conhecimento na criança”, de Analice Pillar, explicita a motivação de escolha desta proposta de atividade.
Todo o diálogo que será estabelecido entre o aluno, a obra de Muniz e o lixo é para demostrar a importância de conseguir observar significado e beleza nas coisas mais inusitada e inesperadas – o lixo, por exemplo.
No momento em que o aluno estiver direcionando seu olhar a elementos que não observava antes estará tornando sua compreensão estética mais apurada e terá capacidade de compreender melhor a arte contemporânea, que por muitos é considerada loucura ou insanidade. Somente quando o aluno conseguir atribuir significado a arte produzida nos dias de hoje é que deixará de considerar uma obra clássica arte e uma obra contemporânea algo sem sentido. Por isso a importância de construir algo significativo com os alunos, mostrando que outros artistas famosos também fazem arte com coisa que são consideradas lixo, e que isto é arte verdadeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário. Favor assinar com nome e e-mail.