quarta-feira, 13 de julho de 2011

Experiências e práticas reflexivas...









O símbolo da reciclagem: este é o símbolo perfeito para a conclusão da disciplina de Planejamento Educacional em Artes Visuais. Um símbolo completo, com setas que mostram a ideia de um círculo que está sempre em movimento, indo e vindo, concluindo e recomeçando.


Penso que a prática pedagógica deva estar baseada neste símbolo, pois devemos nos reavaliar a todo momento, rever nossas práticas, reestruturar as formas de dar aulas...
A experiência de trabalhar com arte foi ótima. Pude perceber que os alunos compreendem muito mais dom que esperamos. Não podemos subestimar os alunos só porque são pequenos.
Com a turma de quinta série que apliquei meu planejamento em artes pude perceber que a compreensão deles era muito maior do que esperava, pois estabeleceram relações temáticas entre as obras muito interessantes. Atrevo-me a dizer que maduras para a idade deles.
O que mais marcou, no entanto, foi o prazer que percebi ao propor a atividade prática. Era possível sentir a felicidade que tinham e produzir algo, em ter a oportunidade de criar algo novo. Penso que esta “criação”, aliada com os momentos de fruição e apreciação estética contribuirão para a formação do aluno como um todo, cumprindo assim, o objetivo primordial da arte educação: a contribuição para a formação da personalidade do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário. Favor assinar com nome e e-mail.