quarta-feira, 13 de julho de 2011

Parâmetros Curriculares Nacionais

Dá até medo quando se fala em PCN, mas são eles que irão nortear o trabalho do professor.
Algumas reflexões sobre os Parâmetros:


Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na área das Artes são a linha mestra que devem guiar nossa prática em todos os momentos. Eles determinarão a forma com que o professor organizará seu planejamento e quais os aspectos irão nortear o trabalho docente.



Por não se tratar de algo estanque e engessado eles podem ser adaptados de acordo com a realidade de cada situação de aprendizagem ou realidade em que a escola esteja inserida, deixando-o, assim, mais significativo para aquele grupo que estará “utilizando” o que os PCNs tratam. Desta forma, promovem que cada local poderá compor seu Plano de Estudos de forma que cada local explore as artes visuais, a dança, a música e o teatro da forma que melhor lhe convenha.

“Os conteúdos da área de Arte estão organizados de tal maneira que possam atender aprendizagens cada vez mais complexas no domínio do conhecimento artístico e estético, seja no exercício do próprio processo criador, pelo fazer, seja no contato com obras de arte e com outras manifestações presentes nas culturas ou na natureza.”

Além disso, o PCN de artes mostra uma visão reflexiva que prima por um ensino mais crítico que estabeleça, a todo o momento, uma conexão com as diversas áreas do conhecimento. Desta forma a arte não fica, apenas, como um momento em que o aluno exerça sua criatividade, mas como uma das possibilidades de interagir e dialogar com o mundo.


Em minha realidade creio que os PCNs da arte de arte são vistos e não são inteiramente levados em conta. Ainda percebo que muitos colegas observam a arte como uma disciplina que não reprova, que pouco ensina e que quaisquer professores – inclusive os que vão complementar carga horária – podem dar aula. Penso que no momento em que tenham o devido conhecimento do que está determinado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais em arte esta caminhada – que está apenas no início, ganhará novos adeptos.

“Apreciar uma obra de arte pode ser uma oportunidade de ampliação do olhar, da escuta e da percepção como um todo: seja ouvindo música, visitando um museu ou assistindo a uma peça de teatro ou a uma apresentação de dança, temos a possibilidade de vivenciar novas perspectivas e recontextualizar ou ampliar a forma de ver mundo e a nós mesmos.”
Lições do Rio Grande – página 38

Os PCN para o Ensino Médio estão organizados da seguinte maneira: primeiro uma explanação sobre as bases legais, mostrando as Linguagens, os Códigos e suas Tecnologias - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Ciências Humanas e suas Tecnologias.
As artes estão relacionadas às linguagens e exploram a questão da fruição e da apreciação estética. Além disso, mostram que a contemporaneidade deve ser o foco do ensino no Ensino Médio.
A grande diferença do PCN do Ensino Fundamental é a organização – não está estruturado por disciplinas, mas por categorias.
Avalio que o conhecimento é privilegiado neste documento, mas não um conhecimento fracionado – prima pela união de saberes de forma que o aluno possa compreender a relação entre todas as áreas do conhecimento.
Penso que o contexto contemporâneo é contemplado no PCN, principalmente na área de arte pelo fato de deixar clara a utilização das tecnologias nas aulas privilegiando a arte construída com o auxílio da informática, de vídeos e outras formas de arte contemporânea.
Indo além dos PCN, e analisando o material produzido pela Secretaria de Educação do RS, é perceptível a preocupação com a desfragmentação do conhecimento. A organização dos conteúdos em blocos e a união de disciplinas como a arte, a língua portuguesa e literatura com a história fazem com que as relações entre elas fiquem cada vez mais consolidadas.
O ensino por habilidades e competência fica mais objetivo e dinâmico, afinal na rotina do aluno ele não para e utiliza apenas uma área do conhecimento para resolver uma questão. A forma com que a escola tratará os conteúdos terá que servir ao aluno de forma que as habilidades necessárias para o desempenho de diversas atividades seja contemplado. E somente com a reestruturação do ensino proposta nos PCN é que isto será possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário. Favor assinar com nome e e-mail.