quarta-feira, 13 de julho de 2011

Observação



1. Identificação do nível de ensino e características gerais da turma:

Minha observação foi realizada numa 6.ª série do ensino fundamental, na cidade de Porto Alegre, na zona urbana da cidade. A escola é pequena, possui 180 alunos, sendo que atende oito turmas ao todo. Pela manhã, as turmas são de quinta a oitava série e as aulas de arte ocorrem apenas com as duas primeiras séries. Além disso, a escola não possui biblioteca funcionando e também não há serviço de Supervisão Escolar, que examina alguns aspectos pedagógicos é o diretor da escola, formado em Educação Física.
A turma, com 30 alunos, tem em sua maioria meninos, que demonstram gostar de fazer trabalhos de arte. São agitados, mas quando estão trabalhando parecem acalmarem-se.


2. Aspectos relativos à formação e atuação do/a professor/a (sem citar nome):

A professora não tem formação em arte e atua na área para complementar sua carga horária na escola. Formada em história, ela procura estruturar seu planejamento voltado para a história da arte e relaciona suas aulas de história com a produção artística do povo que está estudando em história.
Percebi que ela se empenha em buscar materiais diversificados para as aulas, mas não tem noção de apreciação estética ou quaisquer outros conceitos que deva trabalhar em aulas de arte.


3. Caracterização do espaço de trabalho e recursos disponíveis:

Os alunos trabalham na sala de aula em que tem as outras aulas. A turma tem um período de arte por semana, contudo a professora trabalha com eles um pouco mais porque juntas as aulas de arte com as de história para render mais.
Na sala de aula não há imagens de arte, apenas alguns cartazes com trabalhos de outras disciplinas.
O material utilizado nas aulas é da professora. Ela compra muitos livros e argumenta que a escola já está há quatro anos sem uma funcionária ara a biblioteca e que os livros de arte que chegam à escola ficam guardados nas caixas e vão para o espaço onde deveria funcionar a biblioteca.
Também há, na escola um laboratório de informática que a professora utilizou numa das aulas para contextualizar o trabalho.


4. Observação da situação de ensino-aprendizagem:
A turma, pelo fato de estar tendo suas aulas de arte interligadas com as aulas de história, está estudando a arte egípcia. Assisti a duas aulas, sendo uma delas teórica e a outra o início da prática. A primeira aula, a turma foi ao laboratório de informática e pesquisou imagens sobre as pinturas feitas nas paredes dos templos egípcios. Cada dupla deveria pesquisar uma imagem e apresentar aos colegas. Conforme os alunos iam apresentando a professora ia explicando sobre a cultura e a sociedade egípcia. Para concluir a aula a professora mostrou uma fotografia ampliada das pirâmides de Gizé e explicou a função social das pirâmides para o povo egípcio.
Na segunda aula, na semana seguinte, a professora propôs que os alunos construíssem uma maquete representando as pirâmides e deixou para uso dos alunos argila, placas de isopor, areia e afins para que fizessem o trabalho. Deixou-os livres e fixou na parede da sala a foto ampliada da aula anterior.
Como esta aula foi articulada de forma a complementar uma aula de história, pareceu-me que os alunos compreenderam os conceitos e a importância da arte para aquela sociedade naquela época. Senti falta de uma apreciação mais profunda das pinturas egípcias como arte, não tanto como história. Percebi técnica e profundidade na apresentação do conteúdo e vi que os alunos participaram da aula com entusiasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário. Favor assinar com nome e e-mail.