quarta-feira, 13 de julho de 2011

Guernica & Ilha das Flores



Justificativa do trabalho:
Meu planejamento foi baseado no pedido da professora da turma. Ela estava realizando um projeto sobre Picasso e pediu que falasse com os alunos sobre Guernica. Como achei que seria muito mais produtivo falar sobre outras obras de Picasso e também sobre alguns aspectos de sua vida, fui adiante. Contudo pensei em relacionar obras mais antigas, por assim dizer, com uma arte mais “contemporânea”, com uma linguagem diferente: um curta metragem do porte de Ilha das Flores. Minha intenção foi trazer a denúncia e crítica social em obras de arte diferentes para mostrar que a arte não é só beleza ou apreciação, mas um instrumento de comunicação e de crítica.

Objetivos:
• Apresentar imagens que representem denúncias sociais;
• Realizar a leitura estética de obras de Pablo Picasso;
• Reconhecer o cinema como arte visual;
• Estabelecer relações entre a tela Guernica e o documentário Ilha das Flores;
• Representar uma imagem utilizando formas geométricas.

Desenvolvimento:
1.° dia – 28 de junho, dois períodos
Apresentação do documentário “Ilha das Flores”.
Exploração do conteúdo do filme: “Qual a temática do filme?” “Que tipo de linguagem é utilizada para a apresentação dos personagens?” “Este documentário faz algum tipo de crítica? Qual?”
Após a exploração, solicitar aos alunos que produzam flores utilizando quadrados e retângulos cortados em papel colorido. Dentro desta flor, descrever com uma palavra que tipo de crítica social está sendo feita no documentário.
Concluídos os trabalhos, os alunos irão montar um painel com as flores montadas.

2.° dia – 05 de junho, dois períodos
Serão expostas as seguintes imagens de Pablo Picasso:
1. A bebedora de absinto – 1901
2. A vida – 1903
3. O moço do cachimbo – 1905
4. A família de saltimbancos – 1905
5. Les Demoiselles d'Avignon1907
6. Dora Maar com Gato 1941
7. Guernica 1937

Organizando as obras em uma linha do tempo e explicando a vida de Picasso, a turma irá visualizar as distintas fases da obra do artista. Também será explorada a principal característica das obras: o cubismo.
Explicado isso, os alunos irão desconstruir uma gravura de revista – que a professora disponibilizará aos alunos – e eles deverão recortar em pequenos quadradinhos e retângulos e reconstituí-la formando uma nova imagem. Esta imagem terá características semelhantes ao cubismo.


3.° dia – 8 de junho, um período de 45 minutos
Expondo novamente uma imagem da obra “Guernica”, os alunos irão realizar uma apreciação estética da obra, devendo observar linhas, cores, formas e a temática da obra. Feito isso, a professora explicará sobre a temática da obra e o objetivo de Picasso ao criar Guernica.
Feito isso, os alunos deverão estabelecer uma relação entre “Ilha das Flores” e “Guernica” sendo estimulados pela professora a refletir sobre a principal característica das obras de arte modernas e contemporâneas: o compromisso em realizar uma denúncia social.
Finalizar a aula com a exposição dos trabalhos e a frase de Picasso:
“A pintura não é feita para decorar moradias. É um instrumento defensivo e ofensivo contra nossos inimigos.”

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