quarta-feira, 13 de julho de 2011

Releituras...



Também não posso deixar de comentar que, tanto n a minha prática como aluna, como na prática como professora, nunca gostei de releituras. Por inexperiência e por não compreender o conceito pensava em releitura como uma cópia de uma obra de um determinado artista. Cópia fiel, sem uma "leitura" e tão pouco re leitura... Como aluna, nunca conseguia apenas copiar algo feito por outra pessoa. Achava chato ter de repetir cores, formatos lugares. "E se não conseguir pintar com o verde que o pintor usou?" "Será que a professora vai entender que meu verde não é o mesmo?"
Como professora fazia as releituras para ver a percepção dos alunos, mas não fazia reflexão sobre o que estavam produzindo. Apenas pedia que copiassem e acabava julgando os desenhos de acordo com a fidelidade de reprodução, esquecia de examinar a construção do aluno de forma ampla.
Percebo que tanto nas experiências positivas quanto nos fracassos, sempre encontro traços e realizo contrapontos com minhas aulas de arte enquanto criança. É difícil dissociar o que aprendi e a forma com que aprendi de minha vivência como professora.
Estarei sendo apenas uma cópia melhorada do que meus professores de artes foram papa mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário. Favor assinar com nome e e-mail.